top of page

A Percepção de Insegurança

  • Foto do escritor: Unity Raven
    Unity Raven
  • 13 de ago.
  • 2 min de leitura

Você sabia que existem pessoas com uma variação genética que as torna praticamente imunes ao tabaco?

Exemplos disso são o chinês de 55 anos que participou de uma maratona e foi desqualificado por fumar um cigarro atrás do outro enquanto corria, e a senhora de 102 anos que fumou um maço por dia durante 72 anos, parando aos 90, momento em que trocou o tabaco por bebidas alcoólicas. 


ree

Agora imagine que os telejornais começassem a reportar diariamente sobre pessoas de idade avançada que fumam um ou dois maços por dia e têm uma saúde de ferro.

Neste contexto, surge um partido político que afirma que o tabaco é excelente para a saúde, e que os riscos associados ao fumo foram apenas uma propaganda de esquerda para atacar as indústrias tabaqueiras e justificar um Serviço Nacional de Saúde público que não precisa de existir.



ree


Faria isso sentido? O tabaco mata e causa doenças crónicas irreversíveis. A imunidade ao tabaco é uma exceção rara, não a regra.

Agora, imagine que em cada 100.000 imigrantes, 3 pessoas cometem crimes. Esse seria um número espetacularmente baixo, mesmo entre portugueses. Se temos 1.600.000 imigrantes em Portugal, já teríamos criminosos suficientes para encher os telejornais, que poderiam falar do mesmo crime dezenas de vezes por dia. Isso seria o suficiente para criar uma percepção errada de insegurança.

Quando vamos a restaurantes, supermercados ou passamos por uma obra, vemos imigrantes a trabalhar. Será que eles trabalham de dia e à noite se juntam para cometer crimes? Isso faz sentido?

Assim fica mais fácil compreender porque é que o diretor da PJ afirmou publicamente que não há relação entre criminalidade e imigração.



ree

Tenha cuidado com as generalizações e procure fontes de informação credíveis em vez de acreditar em tudo o que aparece nas redes sociais ou em políticos que ganham votos ao semear o medo e o ódio. Se acredita que os políticos são corruptos, não feche os olhos nem abra exceções para quem diz o que as pessoas querem ouvir.




Referencias:

Comentários


bottom of page